Região Balneário / Itajaí

Alesc aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025

O dia D do União Brasil, o vice de Tramontin, entre outros destaques

Autor
Alesc aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou ontem, o projeto de lei que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025. A matéria precisa agora da sanção do governador Jorginho Mello (PL) para se tornar lei.

PUBLICIDADE

A proposta da LDO foi aprovada por unanimidade. O projeto contém ações que o Governo do Estado pretende desenvolver no ano que vem, desde as obras previstas até os gastos necessários para a manutenção da administração, em setores como Saúde, Educação, Segurança Pública, bem como as despesas com a previdência pública.

“A exemplo de outros projetos e medidas do governador Jorginho Mello, a LDO 2025 demonstra a transparência e essa disposição do Governo do Estado em ter um diálogo franco e construtivo com a Assembleia Legislativa, sempre em busca do que é melhor para Santa Catarina”, explica o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

Ao texto encaminhado pelo Executivo, foram apresentadas 51 emendas, sendo que 16 delas foram rejeitadas pelo relator, deputado Marcos Vieira (PSDB), e as demais acatadas. Conforme o parlamentar, com o texto aprovado, o Estado poderá ter uma receita superior a R$ 55 bilhões em 2025.

O dia D

O ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (UB) e o ex-senador Dário Berger (PSDB) não perderam tempo. Ontem de manhã cedo, já foram às ruas para tornar público o que a coluna já havia adiantado: Loureiro estará com Berger, que é o pré-candidato tucano a prefeito de Florianópolis. Amanhã é o dia D.

Deputados e vereadores acreditam que nesta sexta-feira sairá a decisão da executiva nacional, homologando a intervenção no partido e a dissolução da comissão provisória. Se isso ocorrer, uma nova liderança será nomeada para comandar o UB em Florianópolis, e a convenção ficará para o próximo dia 27, junto com o PSD.

Agora, se até amanhã não sair a decisão, Gean realizará a convenção no sábado e, na segunda-feira, logo cedo, homologará junto ao TRE.

Sonhando acordado

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), tem dito em alto e bom som que o MDB estará no projeto do pré-candidato liberal à sua sucessão, Peeter Lee Grando. Segundo tem dito Oliveira, teria sido feito um acordo com o MDB para que, em troca do apoio em BC, o governador Jorginho Mello (PL) abriria para o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), assumir o Governo do Estado por alguns dias.

O fato é que Fabrício vende uma situação que não conseguirá sustentar. Seria no mínimo atípico, o MDB negociar apoio em uma eleição só para assumir o governo interinamente.

Vice de Tramontin

Em Blumenau, o nome que disputará a eleição como vice na chapa de Odair Tramontin (Novo) será definido na próxima segunda-feira. A liderança pode ser do PSD, de um terceiro partido, ou até mesmo chapa pura do Novo. Mesmo assim, Tramontin conta com o apoio do PSD.

O prazo de Krelling

Liguei ontem à noite para o deputado estadual Fernando Krelling (MDB) para saber o sentimento dele em relação às movimentações no MDB para que seja o candidato do partido a prefeito de Joinville. Krelling me disse que não se preparou para disputar a eleição, principalmente por causa da perda de seu pai, situação que o deixou muito abalado.

Acontece que, além de lideranças estaduais do partido, quando esteve em Brasília na semana passada, também ouviu de membros da executiva nacional que deveria disputar o pleito. Krelling ainda resiste, mas confessou que as conversas o sensibilizaram e não descarta ir para a disputa. Ele pediu um tempo para pensar e dará a resposta até quarta-feira da próxima semana.

Fala de Udo

O colega Luiz Veríssimo lembrou ontem, após eu ter divulgado a informação de que o MDB tenta se movimentar para que Fernando Krelling dispute em Joinville, de uma fala do ex-prefeito Udo Döhler (MDB) em uma entrevista concedida a ele.

“Não será uma eleição, será uma recondução”, afirmou Udo, referindo-se ao atual momento do prefeito Adriano Silva (Novo). O que dirá Udo se Krelling se colocar no cenário?

Cella para vice

O Progressistas de Chapecó realiza hoje uma reunião, a partir das 19h, quando apresentará o ex-vice-prefeito Elio Cella como pré-candidato a vice-prefeito. O partido tenta convencer o PSD a aceitar Cella como vice na chapa de João Rodrigues (PSD), que disputará a reeleição.

O evento acontecerá na sede da Afusoeste, no centro. Cella foi vice de Rodrigues entre 2004 e 2008 e de Luciano Buligon entre 2016 e 2020. Na oportunidade, as pré-candidaturas à Câmara de Vereadores também serão anunciadas.

Movimento político

O lançamento de Elio Cella como pré-candidato a vice de João Rodrigues (PSD) é muito mais um movimento político para o Progressistas de Chapecó marcar posição do que algo para ter um resultado concreto. Em Chapecó, todo o meio político sabe que o vice de Rodrigues será do PSD.

A eleição que vários partidos estão mirando é a de 2028. Sem João Rodrigues no páreo, a leitura é que o cenário estará mais parelho.

Convenção em São José

O PL de São José realizará a sua convenção no próximo dia 24, às 19h22, no Golden Hotel. Será oficializada Adeliana Dal Pont como a candidata do partido à Prefeitura, e os candidatos à Câmara de Vereadores. O governador Jorginho Mello confirmou presença no ato.

O presidente do PL de São José, Sidnei Machado, aproveitou a reunião para passar algumas orientações para os pré-candidatos. “Nesse período, estamos nos dedicando à organização dos nossos pré-candidatos, com definição de questões logísticas e estratégias de campanha. Estamos nos preparando com muito afinco para que o PL faça uma grande campanha em São José”, assinalou Sidnei.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas