Região Santa Catarina

A nova cara da comunicação do Governo do Estado

Os novos dirigentes do Judiciário, entre outros destaques na coluna de hoje

Autor
A nova cara da comunicação do Governo do Estado

O Governo do Estado está mudando a sua estratégia de comunicação. Com a dispensa de João Debiasi do comando da pasta por não ter atendido às expectativas, o nome buscado foi o de João Paulo Vieira, que estava no mercado paulista. Ele aceitou o convite de Filipe Mello para dar uma nova cara e melhorar a comunicação do governo com a população e a relação com os veículos de imprensa.

PUBLICIDADE

Vieira deu início a um processo de democratização do acesso às principais informações. Tem convidado para conversar, tanto jornalistas quanto diretores de veículos, para abrir um canal de diálogo. Além disso, entende como necessário se aproximar dos demais secretários para otimizar a comunicação dos atos do governo.

Para dar uma ideia desse novo momento, o secretário de comunicação virou uma figura estratégica ao ponto de ser chamado para importantes reuniões, por ser considerado uma peça-chave, já que tudo o que será comunicado passará pela sua gestão. Virou um dos homens de confiança do governador.

Nova federação

O deputado federal Fábio Schiochet participa hoje pela manhã de uma reunião da direção nacional do União Brasil. Em pauta, a federação que, se aprovada, terá além do UB, também o Republicanos e o Progressistas. Schiochet, que preside o partido aqui no estado, se mostrou favorável. Tentei falar com o senador Esperidião Amin (Progressistas) e com o ex-governador Carlos Moisés da Silva, que comanda o Republicanos, mas não obtive retorno.

De certo, é que o assunto anima os três comandos nacionais e poderá criar a maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado. Ao todo, serão 108 deputados federais. Na Assembleia Legislativa, se for criada a federação, nascerá a terceira maior bancada com sete parlamentares.

Musculatura

Caso aprovada a federação, é um fato que União Brasil, Republicanos e Progressistas, unidos, se tornarão um grupo interessante, não somente para este ano, mas principalmente pensando nas eleições de 2026. Questionei o presidente estadual do UB se haverá alguma mudança de rumo, já que o partido está alinhado com o PSD. A resposta do deputado federal Fábio Schiochet foi que o União Brasil estará com o PSD nas eleições municipais e em 2026.

Judiciário

Os novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina concedem na próxima sexta-feira (2), às 16h, uma entrevista coletiva à imprensa no Salão Nobre da Presidência, em Florianópolis. Em pauta, os planos dos dirigentes para o próximo biênio (2024-2026), os desafios do Judiciário catarinense e temas relevantes para o cidadão e para a sociedade.

A solenidade de posse dos desembargadores da nova gestão será no mesmo dia, às 18h30, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki. O atual presidente, desembargador Altamiro de Oliveira, fará a transmissão do cargo para o presidente eleito, desembargador Francisco Oliveira Neto.

Novos dirigentes do Judiciário

Também serão empossados os novos membros do corpo diretivo: desembargador Cid José Goulart Júnior (1º vice-presidente), desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo (2º vice-presidente), desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli (3ª vice-presidente), desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli (corregedor-geral da Justiça), desembargador Artur Jenichen Filho (corregedor-geral do foro extrajudicial), desembargador Osmar Nunes Júnior (ouvidor) e desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch (Academia Judicial).

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas