Região Joinville / Jaraguá

Chuva no Norte de SC faz Araquari decretar situação de emergência

Cidade na região de Joinville foi a mais afetada por alagamentos nas últimas 24h

Autor
Chuva no Norte de SC faz Araquari decretar situação de emergência
Moradia indígena na Aldeia Tarumâ, em Araquari. Foto: divulgação

As chuvas que caíram muito acima da média entre a noite de sábado (24) e o anoitecer deste domingo (25) na região de Joinville, no Norte de Santa Catarina, deixaram a Defesa Civil mais uma vez em alerta. A situação mais crítica foi identificada em Araquari, onde choveu 281,4 milímetros nas últimas 24 horas.

PUBLICIDADE

Bairros como Itinga, Rainha e Centro registraram alagamentos e inundações, com pelo menos duas ocorrências de deslizamentos de terra, uma delas às margens da rodovia SC-418, no bairro Itinga. Por conta disso, a prefeitura decretou situação de emergência.

Confira um vídeo com imagens de Araquari:

A Aldeia indígena Guarani Tarumã, situada numa área próxima à rodovia BR-101, ficou isolada pela água que acumulou. Outras aldeias como Vaipuru, Kaagui Mirim e Porã também foram atingidas. As famílias indígenas desabrigadas foram levadas para uma escola que funciona dentro da aldeia e devem receber alimentos e colchões nesta segunda-feira.

Na noite de sábado, uma família precisou ser resgatada após ficar com a casa ilhada na rua Francisco Hreisemnou, no Centro, e também na rua São Bento do Sul, no bairro Itinga. Na rua das Araras, 2no bairro Icaraí, uma mulher precisou de auxílio para ser retirada de uma casa.

Moradores que precisarem de auxílio para descartar móveis e outros utensílios destruídos pela enchente podem entrar em contato com a defesa Civil de Araquari, que vai promover uma força tarefa a partir desta segunda para recolher os resíduos e iniciar a limpeza das áreas afetadas.

Relacionadas