Região Grande Florianópolis

Chuva dá trégua e permite instalação das luzes de Natal na Ponte Hercílio Luz

Melhora no tempo permite retomada das obras de iluminação cênica

Chuva dá trégua e permite instalação das luzes de Natal na Ponte Hercílio Luz
Foto: divulgação

Com a trégua da chuva, que vem atingindo o estado desde outubro, foi retomada na noite de sexta-feira (1º) a instalação das luzes de Natal na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A “Velha Senhora” completou no ultimo dia 14 de novembro 101 anos do inicio da sua construção.

PUBLICIDADE

A empresa que venceu a licitação e que ficou responsável pela iluminação cênica da ponte foi a Quantum Engenharia. Os trabalhos estão sendo feitos no período noturno, de segunda à sexta-feira, das 21h às 6h.

Os engenheiros que comandam as obras ressaltam que o trabalho exige que a pista de rolamento da ponte seja totalmente bloqueada. Uma das passarelas também é interditada durante a execução dos serviços.

A outra passarela sempre fica aberta para pedestres e ciclistas. A previsão de conclusão – sempre reforçando que essa variável depende fundamentalmente das condições climáticas – é para o dia 5 de junho de 2024.

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, esteve na ponte na quinta-feira (30) inspecionando o trabalho da empresa. Na ocasião, o secretário conversou com os trabalhadores sobre as dificuldades enfrentadas por conta do tempo chuvoso e dos fortes ventos. O secretário também conferiu o procedimento de retirada de materiais e recebeu informações da fiscalização sobre o andamento do contrato e o cronograma.

Foto: Divulgação

Condições climáticas

Além da chuva, que afeta a maioria das obras, este contrato possui outro fator agravante: o vento. O ponto mais alto da ponte Hercílio Luz, no topo de cada torre, está 75 metros acima do nível do mar.

A pista está a 25 metros acima do nível do mar, aproximadamente. Como o trabalho realizado é feito em altura, por rapel ou por equipamentos de elevação, o vento se torna um fator crítico para a segurança dos trabalhadores.

A isso se soma à chuva, que muitas vezes não ocorre no momento exato dos trabalhos, mas deixa a estrutura molhada e escorregadia, o que também impede a execução dos serviços.

Próximos passos

Depois da retirada dos materiais, realização de medições e testes, a partir de janeiro de 2024 haverá a instalação de novas peças e de infraestrutura elétrica propriamente dita na Hercílio Luz. A previsão é que em março de 2024 já haja luminárias e projetores instalados em alguns trechos da ponte.

Em junho de 2024, segundo o cronograma e se o tempo permitir, todos os equipamentos estarão instalados e funcionando, realizando espetáculos luminotécnicos no principal cartão postal de Santa Catarina.

Relacionadas