Região Blumenau

Catarinenses se consagram com sete títulos no Brasileiro Escolar de Xadrez

Competição em Belo Horizonte reuniu quase 500 jovens enxadristas

Catarinenses se consagram com sete títulos no Brasileiro Escolar de Xadrez
Foto: divulgação

Santa Catarina conquistou no fim de semana sete títulos de campeão e campeã escolar brasileiro de xadrez, em competição que reuniu em Belo Horizonte, Minas Gerais, 458 jovens enxadristas de todo o País. Os catarinenses participaram com a terceira maior delegação do Brasil, levando 76 atletas à capital mineira.

PUBLICIDADE

O resultado superou as expectativas, já que eram esperados entre dois a cinco medalhas de ouro. Entre os mais novos, Gabriel Florêncio, de Florianópolis, liderou a competição durante todas as cinco rodadas. Ele foi o único na categoria a terminar o torneio com 100% e garantiu o título de campeão. Outro catarinense, Phillipe Vieira terminou em 5º lugar.

Na sub 9, Kim Paul Mariani, de Florianópolis, mas que representa Joaçaba, confirmou seu favoritismo e conquistou seu terceiro título de campeão brasileiro escolar na carreira. Kim – que é filho de um casal de enxadristas – fez 5 pontos em seis rodadas. Outro catarinense na sub 9 foi Kevin Slaughter, que terminou em quarto lugar.

Na sub 11, Lucas Waterkemper, de Blumenau, fez 5,5 pontos em 6 possíveis, empatado com João Cavalcanti, do Distrito Federal, mas, nos critérios de desempate, terminou em segundo, conquistando o vice brasileiro escolar.

Na sub 12, o melhor catarinense foi Bernardo de Moura, de Florianópolis, que terminou em 5º lugar, com Otpávio Spieker em 6º. Pedro Henrique Spagnollo, de Joaçaba, que chegou a liderar nas primeiras rodadas, sofreu tropeços e terminou em 9º.

Na sub 13, o campeão foi Lucas Deretti, de Blumenau, com 5,5 pontos em seis rodadas. Miguel Michels (Braço do Norte) ficou em 4º lugar, com Rafael Ramos (Blumenau) em 5º, e Guilherme Altenhofen (Joaçaba) em 6º.

Na sub 14, Heitor Guerreiro, de Joaçaba, começou com três vitórias seguidas, mas acabou tendo dificuldades no domingo, e terminou o torneio em 8º lugar, com quatro pontos.

Na sub 16, o melhor catarinense foi Igor Vieira, que terminou em 4º lugar. Enzo Hirano, de Blumenau, que também chegou a liderar no começo da disputa, terminou em 5º.

Outro título de campeão brasileiro escolar para Santa Catarina veio na categoria sub 18, com Gustavo Kayser, de Lages, que venceu todos os seis adversários. Outro catarinense, Leon Grams, ficou na 8ª colocação final.

Feminino

Entre as meninas, Isadora Feller, de Blumenau, concluiu sua participação em segundo lugar na categoria sub 16, já que o torneio contou com pouca atletas inscritas e foi concluído de forma antecipada.

Na sub 6, Sarah Ebe, de Blumenau, terminou o torneio na primeira colocação, empatada com a mineira Sila Esber em todos os critérios, mas acabou ficando com o vice-campeonato no sorteio, último critério de desempate.

Na sub 7, o destaque foi a pequena Manuela Mahara Nogueira, de Florianópolis, que liderou o torneio desde a primeira rodada, e terminou sua participação com seis vitórias em seis jogos, sagando-se campeã brasileira escolar.

Na sub 8, Julia de Maman, de Blumenau, se recuperou de um tropeço na segunda rodada e conseguiu terminar em segundo lugar, se consagrando vice-campeã brasileira. Sarah de Oliveira, de Florianópolis, ficou em 4º lugar.

Na sub 9, Maria Eduarda Lisboa, de Florianópolis, também ficou com a medalha de ouro, superando todas as adversárias. Foram seis vitórias em seis jogos.

Na sub 10, Mais uma vice-campeã brasileira, com Maria Vitória Baratieri, de Florianópolis, também liderou o torneio nas primeiras rodadas, mas sofreu uma derrota e terminou em segundo lugar. Lavignia Bitencourt, de Lages, ficou em 5º.

Na sub 11, duas catarinenses no pódio final: Nathalia Kruger, de Pomerode, mas que representa Jaraguá do Sul,  foi a vice-campeã e Paola Cunha a terceira colocada. Maria Luiza Oliveira, de Lages, terminou em 4º lugar e Yasmin Martins em 9º.

Na sub 12, mais um vice-campeonato para as catarinenses, com Luiza Vieira, de Florianópolis, que terminou o torneio em segundo lugar, com 5 pontos. Eduarda Fresseto, também de Florianópolis, terminou em 5º lugar e Nicole Nunes, de Jaraguá, em 6º e Sofia Rie em 9º.

Na sub 13, teve dobradinha catarinense, com ouro e prata. Mariana da Costa, da cidade de Penha, liderou de ponta a ponta e conquistou o título de campeã com seis pontos em seis rodadas. Fernanda Ramos foi a vice-campeã, com 4,5 pontos. Any Sophia Pinto foi a 13ª. Na sub 15, Laura Jurado, de Navegantes, terminou em terceiro lugar e ficou com a prata.

Os resultados comprovam o protagonismo do xadrez escolar catarinense no Brasil. A quantidade de medalhas poderia ser ainda maior, já que alguns dos principais enxadristas mirins do estado não participaram desta edição dos Jogos, como Calebe Lazzarotti, Isaac Oliveira, Thiago Kim, Alice Pavão, Juliana Figueira, Lucas Flesch, Pedro Bavaresco, João Vaz, Clara Dias, Lucas Bieging e Kauan Telles.

Campeões brasileiros escolar 2023:

Gabriel Florêncio (Florianópolis) sub 6

Kim Paul Mariani (Joaçaba) sub 9

Lucas Deretti (Blumenau) sub 13

Gustavo Kayser (Lages) sub 18

Manuela Mahara (Florianópolis) sub 7

Mariana da Costa (Penha) sub 13

Maria Eduarda Lisboa sub 9

Relacionadas