Região Grande Florianópolis

Catarinense Tainá Hinckel garante vaga nas Olimpíadas de Paris

Surfista da Guarda do Embaú tem 21 anos e desponta como uma das melhores do mundo na modalidade

Autor
Catarinense Tainá Hinckel garante vaga nas Olimpíadas de Paris
Foto: Pablo NZ / CBSurf / divulgação

Surfista Tainá Hinckel em Paris – A surfista catarinense Tainá Hinckel, de 21 anos, garantiu nesta quinta-feira (29) uma vaga na disputa das Olimpíadas de Paris. Os jogos serão em junho, na capital da França, mas as provas do surfe serão no Thaiti. Tainá garantiu sua classificação ao avançar ao round 5 do ISA Games, que acontece em Porto Rico. Ela precisava terminar a competição feminina entre as oito melhores, e foi foi beneficiada pela eliminação de quatro concorrentes diretas. Confira o vídeo da onde que valeu a vaga:

PUBLICIDADE

Tainá fará companhia à gaúcha Tatiana Weston-Webb nas Olimpíadas. No masculino, Gabriel Medina também garantiu vaga olímpica. A catarinense que também disputa o ISA Games, classificou-se no fim da temporada passada pelo ranking da WSL. O surfe olímpico será realizado em Teahupoo, no Taiti.

O Brasil também está na disputa do título feminino por equipes do ISA Games. Além de Tatiana e Tainá, Luana Silva também participa da competição em Porto Rico, mas esta foi eliminada nesta quinta-feira.

Surfista Tainá Hinckel em Paris

Tainá Hinckel nasceu em 2003 em Florianópolis e cresceu na Guarda do Embaú, na divisa de Palhoça com o município de Paulo Lopes. Ela disputa o ISA Games por ter sido campeã do Dream Tour 2023, o Circuito Brasileiro da CBSurf. Cria da praia da Guarda do Embaú, a surfista estreou no Circuito Mundial da WSL em 2017 no Rio Pro, em Saquarema. Na ocasião, ela tinha apenas 14 anos.

Antes de se tornar surfista profissional, Tainá foi campeã catarinense de judô.  Em torno dos 11 anos, precisou optar entre o surf e os outros esportes. Filha de Carlos Kxot, ex-surfista profissional, foi incentivada a surfar desde os dois anos, e desde então, encontrou sua vocação nas águas. Desde pequena, a atleta vem competindo ao redor do mundo e acumulando títulos.

Relacionadas