Região Balneário / Itajaí

Carlos Chiodini apoia fala de Mauro e quer um MDB mais de centro

Bolsonaro volta a Santa Catarina, entre outros destaques

Autor
Carlos Chiodini apoia fala de Mauro e quer um MDB mais de centro

O presidente estadual do MDB, o deputado federal Carlos Chiodini, apoiou o posicionamento do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), que na quinta-feira passada, em discurso, disse que o ministro dos Transportes, Renan Filho, não veio ao estado para dar discurso, pescar ou andar de jet ski, em clara alusão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

PUBLICIDADE

Chiodini concorda com o movimento de levar o MDB de volta ao centro, já que entende que o bolsonarismo só ajuda a fortalecer um número, não o estado. Para o líder emedebista, que é pré-candidato a prefeito de Itajaí, apostar no bolsonarismo é um erro para quem não é, e afirma que o foco de seu partido será a eleição municipal.

“A eleição municipal não é verticalizada. O que vale é a prioridade do município”, afirmou. Chiodini voltou a defender um MDB mais de centro dialogando com todos. Questionei se isso permite alianças com partidos de direita e de esquerda, dependendo de cada município. Ele disse que sim, em um município é possível estar com o PL, enquanto em outro deve ter aliança com o PT.

Grandes municípios

Os emedebistas, que há anos lideram o número de municípios administrados no estado, sendo que em sua maioria são cidades pequenas, agora também devem passar a olhar de forma diferente para os de grandes populações.

Por isso, o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, defende que o partido tenha candidatura em Joinville, sendo que o nome pode ser o de um pretenso deputado, e em Chapecó, o ex-prefeito Luciano Buligon, que voltou ao partido, deve ser o candidato. Neste caso, as conversas são para liderar uma aliança de centro-esquerda tendo o PT de vice.

Dois poréns

Em Joinville, o deputado estadual Fernando Krelling declinou de uma candidatura a prefeito. A ideia é apoiar a reeleição do prefeito, Adriano Silva (Novo). Porém, é possível que Carlos Chiodini consiga convencer algum nome a disputar para ter o MDB na eleição.

Em Chapecó, também vale a resolução do PT de ter candidato onde tem TV. Porém, como os deputados Pedro Uczai e Luciane Carminatti não desejam disputar, as coisas podem ser facilitadas para uma composição com os emedebistas.

Bolsonaro em SC

Bolsonaro volta a Balneário Camboriú no dia 23 de abril

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), volta amanhã ao estado. O primeiro compromisso será às 12h numa visita ao Mercado Público no centro de Florianópolis. À noite, Bolsonaro participará do Congresso dos Gideões Missionários em Camboriú. Ele dorme em Balneário Camboriú e vai embora na quarta-feira.

Ministra em Florianópolis

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, veio a Florianópolis neste final de semana para declarar apoio à pré-candidatura de Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL), à prefeitura da capital catarinense e a outras pré-candidaturas da federação PSOL Rede pelo estado de Santa Catarina.

Além das defesas sociais e ambientais, a visita de Marina, que é evangélica, teve uma forte carga religiosa. A agenda começou com um café da manhã no Instituto Padre Vilson Groh (IVG), no Monte Serrat. “Aqui é um trabalho que tem obra e que tem fé. Dizem que a fé, sem obra, vira hipocrisia. Por exemplo, a gente fala do amor, mas não pratica o amor. A gente fala da caridade, mas não pratica a caridade”, afirmou.

Apoio a Marquito

Dirigindo-se ao deputado estadual Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva expressou felicidade com o momento de junção de política e fé. No discurso de apoio, Marina ainda disse que “se Deus quiser, e com o nosso trabalho, Marquito vai para o segundo turno”.

Marquito conta que tem tradição familiar católica, mas abertura a muitas religiões. Com frequência, ele participa de atividades ecumênicas promovidas por Padre Vilson. Em seus mandatos, Marquito sempre atuou também junto a religiões de matriz africana.

Cadastro de pedófilos

O Projeto de Lei do deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) que prevê cadastro público para pedófilos e agressores sexuais ganha respaldo do Supremo Tribunal Federal. Por unanimidade, os ministros decidiram pela validade de legislação semelhante aprovada no estado do Mato Grosso.

Em Santa Catarina, a proposta aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Nos Estados Unidos, existe a “Lei de Megan”, que permite à população o acesso a uma lista de condenados e presos por crimes sexuais contra menores. Dessa forma, muitos “cidadãos de bem” são revelados como pessoas com potencial para praticar novos crimes.

Pai e filho

Em Balneário Camboriú, corre a informação de que o empresário Carlos Humberto Silva, pai do deputado estadual Carlos Humberto (PL), poderá disputar a Prefeitura pelo PSDC. Frente ao cenário de guerra entre a família Silva e o prefeito Fabrício Oliveira (PL), tudo é possível na Dubai catarinense.

Capacitação

O Progressistas, junto com a Fundação Milton Campos, tem realizado alguns eventos de capacitação de suas lideranças. Na semana passada, a agenda foi em Araranguá e Tubarão. Profissionais da comunicação foram chamados para palestrar às lideranças do partido. Os próximos eventos estão agendados para a região serrana.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas