Região Grande Florianópolis

Capital terá Frente Parlamentar para impulsionar transporte marítimo

Iniciativa busca impulsionar a economia local

Capital terá Frente Parlamentar para impulsionar transporte marítimo
Iniciativa busca fomentar a economia do Mar

Em Florianópolis, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou por unanimidade na terça-feira (28) um requerimento que cria a Frente Parlamentar pelo Transporte Marítimo e Economia do Mar. A iniciativa partiu dos vereadores João Cobalchini, Claudinei Marques, e Josimar Pereira (Mamá) e busca impulsionar estratégias voltadas para o desenvolvimento marítimo da região, aproveitando seu extenso litoral, composto por 42 praias e conectado ao continente por três pontes.

PUBLICIDADE

Além de impulsionar a economia local, a frente se propõe a ser um espaço de discussão e melhoria das legislações e políticas públicas relacionadas às atividades náuticas. “Precisamos repensar a forma como nos deslocamos e transportamos cargas. Investir no transporte marítimo não apenas oferece uma alternativa viável, mas pode aliviar a pressão sobre as vias terrestres, trazendo um impacto positivo para a mobilidade urbana”, salienta o presidente da Câmara, João Cobalchini.

O movimento ganha relevância considerável em uma cidade onde a mobilidade urbana e o crescimento populacional desenfreado são temas frequentemente discutidos. O vice-presidente, vereador Claudinei Marques, um dos propositores da frente, também se manifestou a respeito. “Numa cidade onde a mobilidade urbana e o crescimento populacional desenfreado são temas corriqueiros, entendo que este assunto é de extrema importância para a criação de melhores soluções à cidade. Explorar o potencial marítimo não apenas oferece alternativas ao crescimento caótico, mas também pode contribuir para soluções mais eficientes e sustentáveis”, comenta ele.

Convergência

De acordo com Cobalchini, a proposta da Frente Parlamentar pretende ser um ponto de convergência para debates, estudos e propostas de políticas públicas que não apenas fomentem a economia local, mas também busquem soluções para desafios prementes, como a mobilidade urbana, almejando um desenvolvimento mais sustentável e equilibrado para Florianópolis.

O parlamentar Josimar Pereira (Mamá), salientou o potencial transformador da iniciativa. “Estamos diante de uma oportunidade ímpar para direcionar nosso olhar para o mar. Ao explorar esse recurso de forma inteligente e responsável, podemos criar soluções que não apenas promovam o desenvolvimento econômico, mas também abordam questões críticas de mobilidade urbana e crescimento populacional”, disse ele.

Relacionadas