Região Joinville / Jaraguá

Caminhão derrama produto químico na SC-418 e provoca alerta ambiental

Região de Joinville pode sofrer desabastecimento de água nas próximas horas

Autor
Caminhão derrama produto químico na SC-418 e provoca alerta ambiental
Foto: reprodução / divulgação

Um acidente com um caminhão que derramou um produto tóxico na manhã desta segunda-feira (29), num trecho da Serra Dona Francisca, em Santa Catarina, deixou em estado de alerta as autoridades ambientais na região de Joinville. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente estão no local na rodovia SC-418 para tentar calcular a extensão do vazamento. Equipes da Defesa Civil Municipal e também da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) foram deslocadas para auxiliar nas medidas de contenção e orientar em relação às questões técnicas necessárias.

PUBLICIDADE

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o caminhão carregava uma carga com ácido sulfônico, quando acabou colidindo num barranco na chamada Curva do Mirante. A Serra Dona Francisca foi totalmente interditada no local da ocorrência, no quilômetro 14, próximo ao Mirante.

O motorista sofreu ferimentos leves e foi atendido por uma ambulância. A previsão é que o trânsito seja liberado no fim da tarde nesta segunda-feira (29).

O ácido Sulfônico é um produto químico inorgânico classificado como tensoativo aniônico, bastante usado na fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral. Costuma ser o principal ingrediente ativo da formulação.

Moradores das imediações gravaram vídeos que mostram um riacho que desce a Serra com a água coberta por uma substância branca, semelhante a uma espuma. Confira dois desses vídeos:

A empresa Companhia Águas de Joinville, responsável pelo abastecimento na cidade, bloqueou de forma preventiva a captação de água na Estação de Tratamento até que seja definida a situação.

De acordo com a Prefeitura de Joinville, os bairros que podem sofrer algum desabastecimento nas próximas horas são Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

Relacionadas