O Governo Federal autorizou a antecipação de parcelas do Bolsa Família para as famílias atingidas pelas chuvas que atingem Santa Catarina desde o início do mês. A liberação do recurso começa nesta quarta-feira (18) para beneficiários de municípios que decretaram situação de emergência. A projeção é que a antecipação beneficie cerca de 169 mil famílias.
De acordo com os cadastros da Caixa Econômica Federal, em Rio do Sul o pagamento contempla 1.569 famílias e em Taió, uma das cidades mais atingidas, o número de famílias beneficiadas com a antecipação do pagamento será de 459.
Segundo o anúncio do governo, o pedido de liberar antes o pagamento dos recursos, foi solicitado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) à Secretária Nacional de Renda e Cidadania. A autorização compreende as duas próximas parcelas do benefício, em outubro e novembro.
Conforme a orientação da Caixa, beneficiários que tenham perdido sua documentação, podem realizar o saque sem apresentação dos mesmos, ou do cartão. Para liberação do pagamento será suficiente a apresentação da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
O governo ainda alertou que em cidades que o atendimento do banco está prejudicado em virtude das chuvas, será enviado o Caminhão Agência da Caixa para facilitar o saque.