Região Blumenau

Biblioteca pública de Blumenau completa 70 anos neste sábado

Espaço conta com mais de 64 mil volumes dos mais variados títulos

Biblioteca pública de Blumenau completa 70 anos neste sábado
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, em Blumenau, no Vale do Itajaí, comemora 70 anos neste sábado (30), na expectativa de concluir a revitalização da sede, que está em fase adiantada. Com um acervo superior a 64 mil volumes, seu nome é uma homenagem ao naturalista alemão nascido em 1822 na cidade de Windischolzhausen, que morreu em Blumenau, em 1897. Foi um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies.

PUBLICIDADE

A história desse espaço cultural começou em 1940 quando, em uma sala da prefeitura, montou-se uma pequena biblioteca com um acervo de 2 mil exemplares. Mas foi através de uma lei, em julho de 1952, que surgiu efetivamente a biblioteca pública de Blumenau. Foi após a doação do terreno de Dona Edith Gaertner à Casa Dr. Blumenau – atual Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais -, em 1963, que ganhou novas instalações.

Nos anos 80, após grandes esforços e anos de trabalho, o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras, quando dois fatos colocaram à prova a sua existência: com as duas grandes enchentes (1983 e 1984), a biblioteca perdeu quase 75% do acervo. Mas a comunidade e os órgãos públicos logo se mobilizaram para superar os danos. Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca pública e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Acervo

Atualmente, o espaço conta com mais de 64 mil volumes. Nela encontram-se os mais variados títulos, desde romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história, etc. A Biblioteca Ambulante, outra atração de incentivo à leitura disponibilizada, completou 45 anos neste mês.

Além do empréstimo domiciliar, a biblioteca desenvolve ações de incentivo à leitura e promoção da literatura, como a Hora da Leitura, palestras, exposições temáticas, visitas orientadas, auxílio em pesquisas, semanas e saraus literários.  

Relacionadas