Região Balneário / Itajaí

Balneário Piçarras promove seu 1º Festival Agosto Cultural

Prêmio Mérito Cultural vai homenagear personalidades culturais de Balneário Piçarras

Balneário Piçarras promove seu 1º Festival Agosto Cultural
Sede da Fundação de Cultura em Piçarras. Foto: Divulgação

Balneário Piçarras está comemorando os nove anos da sua Fundação Municipal de Cultura com a primeira edição do Festival Agosto Cultural. Serão nove dias de ações culturais entre 13 e 21 de agosto que vão movimentar os setores artísticos com representação no Conselho Municipal de Política Cultural (COMPOC). “É um presente para a fundação e para o público. Os artistas estão voluntariamente cedendo suas apresentações nos eventos e a Fundação entra com a contrapartida de oferecer toda a estrutura solicitada para as ações”, explica a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Iria Quintino.

PUBLICIDADE

No sábado (13), dia dedicado ao Artesanato, a Fundação e a Câmara Setorial de Artesanato promove o 1º Encontro de Crocheteiras de Balneário Piçarras. O evento contará com palestra, troca de experiências e confraternização.

No domingo (14), data em que se comemora o dia das Artes Visuais, o grupo de artistas prepara um encontro com pintura ao vivo de artistas locais e presença da comunidade na Praça de Todas as Idades. Os alunos de artes vão fazer uma exposição no Centro Cultural Luiz Telles.

O setor audiovisual prepara o “Piçarras em Cena”, no dia 15, no Centro Cultural Luiz Telles. Haverá apresentação de curta metragens e cinema infantil para as escolas. À noite, comunidade e alunos do ensino noturno poderão acompanhar a mostra de curta metragens locais e bate-papo.

Na terça (16) é a vez da Câmara Setorial de Dança promover o “Piçarras em Dança”, evento que vai reunir todos os grupos de dança locais para apresentações na Associação Sênior de Piçarras (ASP). A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Na quarta (17), a Câmara de Literatura reúne seus escritores para quatro ações durante o dia. Pela manhã, a dupla Flor e Beija Flor fazem performance e contam histórias no Centro Cultural Luiz Telles, mesmo horário em que os escritores levam seus livros e ações da Câmara para a praia, em frente ao Hotel Imperador. À tarde, na Fundação de Cultura, um workshop de escrita criativa vai reunir crianças e adolescentes. À noite, bate-papo com escritores e mestres de notório saber.

A Setorial de Música prepara para a sexta (18) o “Música na Praça”, com diversos cantores e apresentações na Praça ao lado do Ginásio Figueirão. O evento será das 14h às 21h, com apresentações de coral, percussão feminina, MPB, música latina, encontro de rappers e palco aberto. No sábado (19), o dia do Patrimônio Cultural, a Setorial de Patrimônio Material e Imaterial preparou dois eventos no Centro Cultural Luiz Telles: durante o dia, acontece a 2ª Exposição sobre o Cinquentenário da Biblioteca Municipal, com os livros mais antigos na Biblioteca. À noite, o evento “Capoeira e suas Faces”, apresenta o quarteto Ayomidê – Musicalidade da cultura popular, vivência de maculelê, aulão livre e roda de capoeira.

Nos dias 27 e 28, o setor de Teatro e Circo fecha as ações das Câmaras Setoriais com apresentação circense e apresentação de uma peça teatral dos alunos da Oficina na Fundação.