Região Santa Catarina

Balneabilidade: 59% das praias de SC estão próprias para banho

Coletas foram realizadas em 237 pontos do litoral catarinense

Balneabilidade: 59% das praias de SC estão próprias para banho
Foto: Arquivo / Governo de SC

O mais recente relatório de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (1) pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) revela que mais da metade das praias do estado estão próprias para banho. A análise é referente a semana de 27 de novembro a 1º de dezembro.

PUBLICIDADE

De acordo com as coletas realizadas dos 237 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 142 estão próprios para banho, o que representa 59,92%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 59 estão adequados para banho, o que equivale a 67,82%.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. Todas as informações, comparativos e considerações técnicas sobre o relatório desta semana podem ser conferidas na íntegra neste link.

Metodologia e legislação

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.

Relacionadas