Região Brasil

Avião que trará brasileiros de Gaza decola em direção ao Egito

A aeronave estava em Roma, na Itália, aguardando autorização para pousar em território egípcio

Avião que trará brasileiros de Gaza decola em direção ao Egito
Foto: Divulgação / Itamaraty

Decolou, na manhã desta quarta-feira (18), com destino ao Egito, o avião que trará 30 brasileiros de Gaza para o Brasil. Desde a última sexta-feira (13) a aeronave VC-2 (Embraer 190), da Força Aérea Brasileira (FAB), estava em Roma, na Itália, aguardando autorização para pousar em território egípcio.

PUBLICIDADE

No mesmo avião também são transportados 40 purificadores de água portáteis, dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza em decorrência da guerra. Conforme a FAB, os kits são compostos por 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores podem produzir água pura para até 13,5 mil pessoas por dia.

O pouso do VC-2 será, primeiramente, no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito. Após descarregador o material, a aeronave irá para o Cairo, capital egípcia, onde vai esperar por instruções a respeito da retirada dos brasileiros que estão em Gaza.

Segundo a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (17), os 30 brasileiros que serão repatriados, e seus familiares diretos, estavam abrigados em Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, onde aguardavam a abertura do posto de fronteira de Rafah.