Região Santa Catarina

Audiência em Lages vai discutir problema da proliferação de javalis em SC

Animal é considerado espécie invasora e tem causado pejuízos às lavouras

Audiência em Lages vai discutir problema da proliferação de javalis em SC
Foto: divulgação

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural vai promover uma audiência pública na cidade de Lages para discutir o controle populacional e o manejo sustentável dos javalis. O local e a data da audiência ainda serão definidos.

PUBLICIDADE

A audiência foi proposta pelo deputado Lucas Neves (Podemos), preocupado com o alastramento dessa espécie animal na área rural, o que tem trazido prejuízos para a agropecuária. Neves também é o autor de um projeto de lei que trata do mesmo tema.

Nas regiões da Serra e do Meio Oeste catarinense, as autoridades estimam que uma população de cerca de 3 mil javalis está atacando propriedades rurais e destruindo plantações. A população está preocupada, pois, além de danificar plantações, os javalis são animais agressivos e significam um risco às pessoas. O problema já foi tema do Seminário Estadual de Líderes Rurais que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promoveu em em Lages.

A maior parte dos javalis habita o entorno do município de Lages, no Parque Nacional das Araucárias, formado por 12.841 hectares que ocupa parte do território dos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, no meio oeste. Quando o alimento escasseia nesse habitat, esses animais migram para as propriedades rurais dos municípios de Ponte Serrada, Passos Maia, Água Doce, Vargeão, Faxinal dos Guedes, Irani e Vargem Bonita, onde atacam as lavouras de milho, hortas e até criatórios de aves e suínos.

Os javalis podem transmitir doenças economicamente graves como a peste suína africana, peste suína clássica e febre aftosa. Por isso, é proibido o consumo da carne dos javalis abatidos.