Região Mundo

Animal mais velho do mundo, tubarão com 518 anos faz aparição rara

Espécie pode medir cerca de 6,4 metros e pesar até uma tonelada

Animal mais velho do mundo, tubarão com 518 anos faz aparição rara
Foto: Reprodução / YouTube Wonder World

Com aproximadamente 518 anos, um tubarão tido como o animal mais velho do mundo foi visto recentemente nas proximidades de Belize, no Caribe. Em comparação, este animal tem aproximadamente a mesma idade do Brasil, que completou 523 anos.

PUBLICIDADE

Os animais desta espécie, que é chamada tubarão-da-Groenlândia, podem viver por cerca de 400 anos, o que é dobro da expectativa de vida da tartaruga-gigante.

De acordo com especialistas, este animal acaba sendo pouco estudado, já que costuma habitar em águas muito frias e profundas. Em relação a outros tipos de tubarão, este é muito menos acessível.

O nome científico da espécie é “somniosus microcephalus”, o que significa “sonolento de cabeça pequena”. Os tubarões-da-Groenlândia também cosumam ser lentos.

Pesquisadores estimam que a maturidade reprodutiva deste animal seja por volta dos 150 anos. Além disso, ele pode chegar a medir aproximadamente 6,4 metros, podendo ser um dos maiores da espécie. Ele pode, ainda, pesar até uma tonelada.

Aos pescadores interessados, vale ressaltar que a carne destes tubarões é tóxica aos seres humanos, podendo causar sintomas semelhantes à embriaguez em virtude do óxido de trimetilamina (TMAO). Essa adaptação os leva a resistir aos efeitos de frio intenso e alta pressão da água.

Pesquisadores afirmam que os tubarões-da-Groenlândia costumam ser pacíficos. Embora seja muito forte e possa facilmente matar humanos, não há registros de ocorrências de ataques da espécie.

Relacionadas