Região Santa Catarina

Governo de Santa Catarina amplia Teste do Pezinho

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento

Autor
Governo de Santa Catarina amplia Teste do Pezinho
Foto: Divulgação / Governo do Estado - SC

Agora, sete patologias podem ser avaliadas a partir da coleta de sangue realizada nos primeiros dias de vida dos bebês. A Triagem Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho, é um exame fundamental para a detecção precoce de diversas doenças.

PUBLICIDADE

Anteriormente o teste previa o rastreamento de apenas seis doenças. Agora, desde 15 de abril, foi realizada a ampliação também para a toxoplasmose congênita. A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida.

A realização do teste do pezinho é fundamental para as crianças, pois essas doenças precisam ser detectadas e tratadas o mais rápido possível. A coleta da amostra é realizada através de uma pequena picada no calcanhar do recém-nascido.

A toxoplasmose não costuma apresentar sintomas no nascimento e se não forem diagnosticadas prematuramente, podem causar sérios danos à saúde. A coleta é realizada na própria unidade hospitalar.

Além disso, o exame de toxoplasmose é realizado nas gestantes durante o pré-natal, no entanto, por vezes a infecção pode ocorrer ao final da gravidez. Em alguns casos o atendimento precisa ser feito por uma equipe multiprofissional com fisioterapia e neurologia, dependendo do grau de enfermidade.

O Teste do Pezinho é oferecido pelo SUS em mais de 1.476 Unidades de Saúde, nos 295 municípios.

Relacionadas