Região Blumenau

Alô Saúde Gaspar realiza mais de 300 atendimentos em 1 semana

Novo serviço de telemedicina funciona todos os dias e horários da semana

Alô Saúde Gaspar realiza mais de 300 atendimentos em 1 semana
Foto ilustrativa / Reprodução

Criado em 1º de março, o Alô Saúde Gaspar realizou mais de 300 atendimentos em uma semana. A ferramenta, implantada pela Prefeitura de Gaspar, registrou uma média de 46 atendimentos diários, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, de qualquer lugar.

PUBLICIDADE

Durante o contato inicial, são registrados o nome e a atualização dos dados pessoais do paciente. Em seguida, a pessoa é questionada sobre o principal motivo da ligação, seja para esclarecer dúvidas ou relatar sintomas.

Das 317 ligações para o Alô Saúde, 222 foram encaminhadas para consultas médicas. Pessoas com suspeita de dengue já saem com encaminhamentos para exames.

Para ter acesso ao atendimento, a população precisa apenas discar o número 0800 888 7977, uma ligação totalmente gratuita. Ao entrar em contato, os usuários são atendidos por enfermeiros.

Caso necessário, o enfermeiro fará o encaminhamento para um médico, que também atenderá por meio de telechamada, em até 20 minutos. O médico avaliará o paciente, fará os devidos encaminhamentos e orientações, ou ainda solicitará que ele procure um atendimento presencial.

Com o serviço, o paciente pode receber receita digital para retirar o medicamento gratuitamente nas unidades básicas do município ou adquiri-lo em qualquer farmácia. Além disso, renovações de receitas de uso contínuo também podem ser realizadas pelo Alô Saúde.

Ao final da consulta, o médico, se necessário, pode enviar atestados médicos e solicitar exames, encaminhando os documentos de forma digital. Toda assistência do Alô Saúde Gaspar fica registrada no prontuário eletrônico do paciente.

Assim, quando o paciente der continuidade ao acompanhamento com a equipe de referência nas Unidades de Saúde, os profissionais terão acesso a todas as informações do atendimento prestado.

Relacionadas