Região Santa Catarina

Governo alerta brasileiros para a regularização do RG

O objetivo é evitar possíveis fraudes que eram aplicadas com o antigo RG

Autor
Governo alerta brasileiros para a regularização do RG
Foto: Divulgação / Internet

O Governo Federal alerta os cidadãos brasileiros para efetuarem a regularização do RG. Em Santa Catarina a emissão da nova carteira de identidade já está funcionando desde março do ano passado.

PUBLICIDADE

O novo documento, criado em 2022, apresenta várias mudanças. Além da aparência, a principal delas é a substituição do número antigo pelo CPF. Isso ocorre porque o Cadastro de Pessoas Físicas será a forma principal de identificação.

O CPF foi criado pelo Governo Federal como uma medida de segurança. O objetivo é evitar possíveis fraudes que eram aplicadas com o RG. Além disso, por ter apenas um número de identificação, o CPF dificulta que o cidadão cometa irregularidades.

Antigamente, o cidadão tinha a possibilidade de ter até um número de RG por estado, isso dificultava o trabalho realizado por órgãos de segurança.

Na nova versão será possível incluir outros documentos na carteira de identificação. A inclusão é opcional e deve ser solicitado no momento do agendamento da emissão do documento. Podem ser incluídos: título de eleitor, tipo sanguíneo, número da carteira de motorista, entre outros.

A emissão do novo RG é de responsabilidade dos estados, com isso o cidadão deve procurar o órgão responsável pelo documento para agendar o atendimento. O documento também estará disponível em formato digital.

Relacionadas