Região Blumenau

Abril pra Dança movimenta Blumenau a partir de terça-feira

Esta será a segunda edição do evento em âmbito municipal

Autor
Abril pra Dança movimenta Blumenau a partir de terça-feira
Apresentação de ballet na primeira edição do Abril para Dança. Foto: Sabrina Marthendal / Divulgação

O mês de abril será marcado por uma ampla programação em Blumenau voltada aos amantes de uma das mais empolgantes manifestações artísticas: a dança. Os eventos estão sendo organizados pela setorial do segmento no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).

PUBLICIDADE

As ações contam com apoio de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG) e Universidade Regional de Blumenau (Furb).

As atividades do II Abril pra Dança são capitaneadas por artistas independentes que integram a setorial, cujo propósito é identificar as demandas da comunidade para o setor. Os integrantes representam escolas, grupos variados, alunos do curso de dança da Furb e demais entidades que atuam no ramo.

Visto que 29 de abril é o Dia Internacional da Dança, o projeto foi criado no ano passado para viabilizar ao longo de todo o mês eventos especiais para a comunidade. Esta será a segunda edição do evento em âmbito municipal.

Teremos oficinas gratuitas ministradas pelos integrantes da Setorial e alunos dos projetos de Extensão do Curso de Dança da Furb, que atenderão todos os públicos”, explica A conselheira da Cadeira de Dança no CMPC, Luana Cristina Tamanini.

“Algumas atividades serão realizadas de forma interna em escolas e CEIs (Escola Expressão, EBM Machado de Assis e EEM Elza Pacheco) e em instituições (Apae) para alunos, e em ação social na EBM Conselheiro Mafra e no CEI Dr. Arão Rebello, para crianças, adolescentes e familiares”, finaliza.

Ação beneficente

De forma aberta para a comunidade e todas as idades, estão previstas oficinas em quatro dias na Secretaria Municipal de Cultura, onde haverá arrecadação de alimentos (arroz, trigo, óleo e leite) que serão destinados à Casa São Felipe Neri.

Além dessa atividade, a organização planejou uma Mostra de Dança de artistas, grupos e escolas locais. A edição do Sesc Dramaturgias de Dança terá oficina de práticas inclusivas de capacitação para criação em dança, ministrada por Ana Luiza Ciscato, da Cia. Lápis de Seda, de Florianópolis.

O público também poderá acompanhar, na Secretaria de Cultura, o espetáculo com QDRCrew e uma roda aberta de break no evento DazRuaz Festival de Hip-hop. Por fim, o II Abril pra Dança ainda oferecerá seminários que serão organizados pelo curso de Dança da Furb.

Todos os eventos são abertos ao público de forma gratuita, com exceção da Mostra de Dança que terá a cobrança de ingresso solidário. Clique aqui e confira a programação completa.

Relacionadas