Região Blumenau

A história de Nilton Nasser, o médico que atendeu mais de 300 mil pessoas em SC

Dermatologista completa 50 anos de serviços prestados à comunidade

A história de Nilton Nasser, o médico que atendeu mais de 300 mil pessoas em SC
Fotos: Jamille Cardoso / Guararema News

O estado de Santa Catarina tem um maiores dermatologistas do país e do mundo. Em 2024, Nilton Nasser completa 50 anos de atuação, com uma marca de mais de 300 mil atendimentos. O médico é autor de artigos e estudos que contribuem até hoje para a prevenção de doenças e de mortes.

PUBLICIDADE

A história de Nasser em terras catarinenses começou em janeiro de 1974, quando ele iniciou sua carreira em Blumenau como o primeiro especialista de pele no interior do estado – fora da Capital. Ali começaria uma trajetória de sucesso, que o conduziu aos mais importantes cargos em entidades de dermatologia.

Formado pela Universidade Federal do Paraná, fez especialização no Hospital das Clínicas de São Paulo e obteve o doutorado em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de professor de dermatologia do curso de Medicina da FURB, ajudando a formar novos profissionais.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em Santa Catarina, secretário da SBD nacional, membro de comissões da SBD, coordenador nacional da campanha de prevenção ao câncer de pele em 1995 e representante da SDB em Brasília na proibição do uso de câmaras de bronzeamento, entre outras funções de destaque na área da saúde.

Trabalhos científicos

Nilson Nasser tem mais de 100 trabalhos científicos publicados e apresentados em eventos nacionais e internacionais. Seus estudos o levaram a cinco congressos mundiais de dermatologia. Em 1995, tornou-se membro da Academia Americana de Dermatologia.  

No Brasil, ganhou notoriedade já na década de 70, quando descobriu que o Vale do Itajaí é a região do país com mais casos de câncer de pele devido ao alto número de pacientes de raça branca com descendência alemã, expostos a um buraco na camada de ozônio – fato comprovado pela Nasa.

Desde então, o médico passou a dedicar parte do seu tempo a campanhas de conscientização, especialmente envolvendo crianças. Uma das ações chegou a atingir cerca de 40 mil alunos da rede pública e privada de todo o estado, incluindo um concurso que premiou estudantes, professores e escolas.

Atendimento humanizado

No consultório, Nilton Nasser é conhecido como um médico atencioso, capaz de atender a família inteira, desde crianças até idosos. O contato diário com o público ficou ainda mais evidente quando ele atuava no ambulatório da FURB, na época do antigo INSS.

Entre todas as consultas em diferentes lugares, o dermatologista calcula ter atendido mais de 300 mil pessoas – no mínimo. Além disso, Nasser ainda emprestou seu conhecimento ao município quando assumiu a função de chefe do Centro de Saúde de Blumenau por mais de 30 anos.

Vida pessoal e legado

Casado, Nilton Nasser teve três filhos e quatro netos, com quem divide o tempo fora do consultório. Com o título de cidadão blumenauense, continua morando em Blumenau, onde participou e ainda participa de ações sociais com o Lions Clube, Rotary Clube, clubes e até um Centro de Tradições Gaúchas (GTC).

Ao olhar para trás e analisar toda a sua trajetória, Nasser se emociona ao lembrar da sua contribuição à sociedade. “Eu tenho muita satisfação em poder ter ajudado a comunidade, eu dei a minha contribuição com meu trabalho”, declarou o médico dermatologista, reconhecido por salvar vidas.

Relacionadas