Santa Catarina se despede nesta quarta-feira (15) do ex-governador Colombo Machado Salles. O velório ocorrerá nas dependências da Assembleia Legislativa das 10h às 14h. Uma cerimônia de despedida está marcada para ocorrer entre as 14 e as 15h. Na sequência, o cortejo seguirá até o Cemitério Jardim da Paz, às margens da rodovia SC-401, no Norte da Ilha, onde ocorrerá o sepultamento.
Muitas lideranças políticas do estado manifestam luto e lamentam a morte de Salles. “Santa Catarina, todos nós, perdemos um grande líder, um grande homem, um grande cidadão. Colombo Salles foi um governador que inovou muito. Foi um período de grande crescimento para Santa Catarina de 1971 a 1975”, declarou o ex-governador Raimundo Colombo.
Colombo lembrou que como engenheiro, Salles trouxe uma visão técnica para dentro do governo. “O trabalho dele melhorou muito a vida das pessoas. Seja na infraestrutura, como por exemplo a Ponte Colombo Salles, e tantas outras obras por todo o estado. Foram grandes realizações. Protegeu a vida das pessoas. Foi o governador que deu muita atenção à Defesa Civil e naquela época isso era muito raro”.
Colombo disse que Salles foi um homem que se relacionou com muita educação e simplicidade. “Conversar com Colombo Salles era muito agradável. Gentil, educado, atencioso, muito querido. Deixa assim um sentimento de saudade, de grandeza daqueles grandes líderes num período em que o homem público era visto como um líder que merecia respeito e admiração. Colombo Salles teve de todos nós e de mim muito respeito e admiração. Que Deus o tenha lá no céu e que ele possa continuar de onde estiver realizando grandes obras, porque a obra da fé ele tinha no seu coração”.
Governador Jorginho Mello
O governador Jorginho Mello se manifestou ainda na noite desta terça-feira (14), lamentando a morte do político e também decretando luto oficial de sete dias em Santa Catarina. Veja a declaração:
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Colombo Machado Salles, aos 97 anos. Salles foi um bom sujeito e um homem de grande espírito público. Sua contribuição para nosso estado deixa um legado que perdurará na história. Decretamos luto oficial de 3 dias em sua memória. Que Deus conforte a família nesse momento difícil”.